Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Moléculas de ADN recombinante ou DNA recombinante (rDNA) são moléculas de ADN formadas por métodos de laboratório de recombinação genética (como clonagem molecular) que reúnem material genético de diferentes fontes, criando sequências que de outra forma não seriam encontradas no genoma. Essa técnica surgiu a partir da engenharia genética.
O ADN recombinante é o nome geral dado a um pedaço de ADN que foi criado combinando pelo menos dois fragmentos de duas fontes diferentes. O ADN recombinante é possível porque as moléculas de ADN de todos os organismos partilham a mesma estrutura química e diferem apenas na sequência de nucleótidos dentro desta estrutura geral idêntica. As moléculas de ADN recombinante são por vezes chamadas de ADN quimérico porque podem ser feitas de material de duas espécies diferentes, como a quimera mítica. A tecnologia do ADN recombinante utiliza sequências palindrómicas e leva à produção de extremidades pegajosas e cegas.
Sequências de ADN usadas na construção de moléculas de ADN recombinantes podem originar-se de qualquer espécie. Por exemplo, o ADN da planta pode ser ligado ao ADN bacteriano, ou o ADN humano pode ser ligado ao ADN dos fungos. Além disso, sequências de ADN que não ocorrem em qualquer lugar da natureza podem ser criadas por síntese química do ADN e incorporadas em moléculas recombinantes. Utilizando a tecnologia recombinante do ADN e o ADN sintético, literalmente qualquer sequência de ADN pode ser criada e introduzida em qualquer uma das várias áreas vivas.
As proteínas que podem resultar da expressão recombinante do ADN em células vivas são chamadas proteínas recombinantes. Quando o ADN recombinante que codifica uma proteína é introduzido num organismo hospedeiro, a proteína recombinante não é necessariamente produzida. A expressão de proteínas estrangeiras requer a utilização de vetores de expressão especializados e exige frequentemente uma reestruturação significativa por estranhas sequências de codificação.
O ADN recombinante difere da recombinação genética porque o primeiro resulta de métodos artificiais no tubo de ensaio, enquanto este último é um processo biológico normal que resulta na remistura das sequências de ADN existentes em essencialmente todos os organismos.